Artigo

19/09/2024

Como prosperar e ser feliz em 2024

Certamente, você tem grandes expectativas para 2024, muitas delas relacionadas ao seu sucesso no trabalho, como subir na carreira, conseguir uma promoção ou até mesmo se tornar um empreendedor bem-sucedido para alcançar a independência financeira. Além disso, há outros sonhos que envolvem conquistas pessoais, como realizar viagens internacionais, adquirir uma casa ou comprar um carro.

No entanto, a pergunta inevitável é: será que conquistar todos esses objetivos te fará realmente mais feliz em 2024?

Viver num mundo obcecado pelo consumismo e sucesso material fez com que a ideia de que dinheiro traz felicidade se tornasse quase uma lei cultural. No entanto, diversos pesquisadores ao redor do mundo se dedicaram a compreender a relação entre riqueza e felicidade, desafiando a concepção tradicional de que o sucesso financeiro é o único caminho para a realização pessoal.

Entre os estudiosos do tema, James Gustave Speth desafiou, em sua pesquisa “The Bridge at the Edge of the World”, a crença convencional de que o crescimento econômico, medido pelo PIB, é o único indicador de uma sociedade próspera. Sua análise revelou que, embora países como EUA, Reino Unido e Alemanha tenham experimentado um aumento constante no PIB desde os anos 60, a felicidade de seus cidadãos não acompanhou esse crescimento. Speth corroborou a ideia de que ter muito dinheiro não garante, por si só, uma vida mais feliz.

É claro que a ausência de dinheiro e a carência de recursos básicos estão associadas à infelicidade, uma vez que essas condições limitam o acesso a necessidades essenciais. No entanto, abundância financeira certamente não é sinônimo de felicidade. Isso porque a riqueza material não preenche as dimensões mais profundas e significativas da vida.

Aspectos como a qualidade dos relacionamentos e o senso de pertencimento, por exemplo, são elementos cruciais para uma avaliação mais completa e holística.

Mas então, o que traz felicidade?

A busca pela verdadeira prosperidade, segundo Speth, envolve uma mudança de paradigma e parece residir em um equilíbrio entre atender às necessidades básicas humanas e encontrar significado em experiências e relações.

Quando conectamos as ideias de Speth às pesquisas de Mihaly Csikszentmihalyi, entendemos que o engajamento no trabalho é uma chave para atingir a realização pessoal. Csikszentmihalyi propõe a “Hierarquia das Necessidades de Maslow aplicada ao Engajamento dos Colaboradores”, destacando que estar envolvido em suas atividades é se colocar constantemente em novos desafios e buscar aprendizado constante. Esse é o caminho para a e felicidade, o que ele chamou de estado de “FLOW” ou fluidez.

Por que o estado de “FLOW” é importante?

Porque se temos um aumento de habilidades, mas sem um aumento de desafios, sentiremos tédio e depois relaxamento.

O aumento de desafios, sem o aumento de habilidades, nos traz preocupações e em seguida, ansiedade.

Agora, se progredirmos simultaneamente em relação ao aumento dos desafios e das habilidades, alcançaremos o equilíbrio, ou seja, o “Estado de FLOW”.

É como estar no fluxo de um rio e se esforçar para não tocar as suas margens. Essa é a dinâmica que devemos buscar entre novos desafios e novas habilidades. Para permanecer em seu canal de fluxo, você deve ter estresse suficiente para permanecer engajado, mas não o suficiente para deixá-lo ansioso.

Assim, ao construirmos um 2024 próspero e feliz, devemos não apenas repensar nossas prioridades econômicas, mas também reconhecer a importância do engajamento no trabalho. Soma-se a esses elementos, o senso de propósito, missão e serviço ao próximo e encontraremos fatores comuns a pessoas que se consideram muito felizes.

O que fazer para ser próspero e feliz em 2024?

Viva por algo maior do que apenas o aqui e agora, sinta-se e incomodado com os problemas ao seu redor e busque uma forma de resolvê-los e esteja disposto a fazer a diferença na vida das pessoas. Pergunte-se: Sinto que sou uma parte vital em meu trabalho? Eu me sinto importante? Eu tenho orgulho em trabalhar aqui? O que posso fazer pelos outros? Como posso inspirar os outros a serem melhores? O que posso fazer para ajudar a minha equipe e empresa a crescer?

Não se trata apenas de ganhar dinheiro, mas de alinhar nossas atividades profissionais com nossos interesses e paixões, contribuindo para uma sociedade onde a felicidade não é apenas resultado de sucesso financeiro, mas sim uma expressão autêntica de nossa contribuição significativa.

Sobre o autor - Pai Nenê de Oxumarê

Pai de santo muito experiente responsável pelo editorial do portal

CONHEÇA SEU SIGNO E ORIXÁ REGENTE

Venha conosco descobrir seu Orixá

  • Data de Nascimento

    Obrigatório
  • Hora de Nascimento

    Opcional
  • Local de Nascimento

    Opcional
;