Artigo

19/09/2024

Aprenda aqui como preparar seu banho

Agora que você já sabe um pouco sobre as finalidades de um banho de ervas é hora de preparar seu próprio banho.

Existem duas formas de preparo básico do banho que pode ser quente ou frio. 

Para as ervas secas devemos sempre usar o método quente, respeitando as regras para os itens que precisam ser preparados por cocção ou infusão.

Para as ervas frescas e óleos essênciais podemos optar por qualquer uma das formas.

 

Preparo Frio

Com as ervas frescas separadas, coloque ao menos 1 Litro de água mineral – ou filtrada – e friccione as ervas contra os nós dos dedos, para extrair seu sumo. Deixe repousar por 1 hora.

Após transcorrido o tempo, pode-se coar o preparo e tomar banho. Pode-se “temperar” a água fria, com um pouco de água morna do chuveiro na hora do banho, para ficar agradável para a temperatura do corpo.

 

Preparo Quente

Nesse caso temos que separar as ervas por tipos. Com as ervas frescas separadas, coloque em uma panela ao menos 1 litro de água mineral – na ausência prefira a filtrada – e leve ao fogo até começar a levantar fervura. Desligue o fogo, despeje por sobre as ervas frescas a água, como no preparo de uma infusão, abafe (tampe) o recipiente por 1 hora.

 

Preparo por cocção

No caso de ervas secas, devemos analisar qual o tipo da erva. Raízes, sementes, cascas ou elementos duros, devem sempre serem preparados por cocção. Coloque a água no fogo, já com os elementos mais duros dentro desta até levantar fervura, deixe por mais 15 minutos. Deixe repousar por no mínimo 10 minutos, antes de acrescentar as outras ervas secas (folhas, flores, etc).

 

Preparo por infusão

O processo de infusão é usado só partes mais “moles”,  aqueça a água até chegar a ponto de fervura, desligue o fogo e despeje a água por sobre as ervas. Abafe e espere por 1 hora.

Você ainda pode misturar os dois tipos de ervas, sempre respeitando os seus processos de preparo. Todos os banhos podem ser coados, salvo quando for apenas de óleos essenciais ou aqueles indicados para que as flores ou folhas permaneçam e que devem escorrer pelo corpo.

Sobre o autor - Pai Nenê de Oxumarê

O Pai Nenê de Oxumarê é o responsável pelo conteúdo deste portal

CONHEÇA SEU SIGNO E ORIXÁ REGENTE

Venha conosco descobrir seu Orixá

  • Data de Nascimento

    Obrigatório
  • Hora de Nascimento

    Opcional
  • Local de Nascimento

    Opcional